Público de interesse
Trata-se de um curso livre, aberto a quaisquer pessoas interessadas em conhecer algumas das mais importantes bases teóricas da Filosofia Clínica, a partir dos estudos desenvolvidos pelo centro de formação da Casa de Estudos Francisco de Assis, em Goiânia/Goiás.
Esta formação foi criada para atender, mais particularmente, aos(às) especialistas em Filosofia Clínica que não possuem graduação em filosofia, de modo a poderem se qualificar à obtenção do título de “filósofo(a) clínico(a)”, conforme as exigências das
“Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Filosofia Clínica”, estabelecidas pela Associação Nacional dos Filósofos Clínicos.
Não se trata de um percurso pela história da filosofia sobre os grandes filósofos e as correntes mundiais do pensamento, embora haja parecer.
Ementa
Não se trata de um percurso pela história da filosofia sobre os grandes filósofos e as correntes mundiais do pensamento, embora haja pareceres nesse sentido, dialogando criticamente com variados pensadores e temáticas afins.
Antes de tudo, é um estudo crítico sobre alguns dos mais importantes conceitos que fundamentam a teoria e a práxis da filosofia clínica desenvolvida por Lúcio Packter.
Metodologia
As aulas serão 100% online, telepresenciais. O curso foi organizado no formato de leituras programadas, seguidas de aulas gravadas (assíncronas) e, posteriormente, um encontro mensal (síncrono) telepresencial para diálogos reflexivos sobre esses estudos
Trata-se de uma experiência pedagógica de “sala de aula invertida”. Isto é, ao invés de o(s) professor(es) expor(em) o conteúdo aos(às) estudantes, antes, estes(as) é que irão aos encontros online já com os estudos efetuados (leitura e aulas gravadas), a fim de exporem
seus entendimentos e dúvidas, aprofundando reflexões com o(s) professor(e).
O curso poderá ser realizado a partir de um único aluno(a), até o máximo de quinze por turma. Por mês, o(a) estudante fará a leitura programada e assistirá cerca de três videoaulas que reproduzem as leituras comentadas sobre esse texto.
Feito isso, haverá um encontro online mensal com o professor para conversações sobre o material estudado, esclarecendo dúvidas e aprofundando questões. O dia e horário desse encontrotelepresencial/online será previamente acordado entre todos.
Nessa dinâmica, com previsão de dez meses para a conclusão, o curso poderá ter seu prazo de término antecipado, havendo acordo com o professor a respeito e quitação da totalidade das dez parcelas.
O processo avaliativo não se dará por meio de investigações pontuais de conhecimento ou em razão das diferenças de opinião, mas pela constatação de que as devidas leituras e aulas-vídeos foram realizadas, gerando efetivamente aprendizagem metodológica e ricas interlocuções com o(s) professor(es) a respeito.
Conteúdo
Frente ao volume enciclopédico das obras clássicas da história do pensamento filosófico, seria impossível estudá-las no presente curso. Outra dificuldade insuperável seria a tarefa de eleger quais as mais importantes – ousadia jamais pretendida.
Por isso, a seleção aqui feita dos textos não exclui o incomensurável valor de outros pensadores e alternativas, apenas caracterizam uma seleção útil ao exercício crítico reflexivo e ao fomento da maturidade filosófico clínica de cada um.
Serão feitas leituras pontuais, recortes comentados das referências bibliográficas empregadas.
Enquanto referência de base, será utilizada a obra:
A escuta e o silêncio: a história de Laura – Terapia em Filosofia Clínica, de Will Goya (Porto Alegre: Ed. MKS, 2020,
4º ed.). Como sugestão, para amplas pesquisas e aprofundamentos, é indicado a coleção História da Filosofia, de Giovanni Reale e Dario Antiseri (São Paulo: Editora Paulus, 2014 - volumes 1 a 7).
Cronograma
1 - HADOT, Pierre. (2014). Exercícios espirituais e filosofia antiga. Trad. Flávio F. Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: Loyola.
6 (seis) videoaulas (média de 2h cada).
2 - GOYA, Will. A força espiritual da palavra no diálogo da Filosofia Clínica (SILVA, R. Miguel; GOYA, Will [Orgs.]. Filosofia clínica e espiritualidade. Porto Alegre: Editora Mikelis, 2018).
6 (seis) videoaulas (média de 2h cada).
3- LEVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 2000.
6 (seis) videoaulas (média de 2h cada)
4. SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Trad. Alfredo Moraes. São Paulo: Loyola, 2004.
7 (sete) videoaulas (média de 2h cada).
5 - GOYA, Will. Onde está Lúcio Packter? (SILVA, Miguel. [Org.]. Lúcio Packter e a Filosofia Clínica no Brasil. Porto Alegre: Editora Mikelis, 2020)
4 (quatro) videoaulas (média de 1h40 cada).
6. HADOT, Pierre. Wittgenstein e os limites da linguagem. São Paulo: É Realizações, 2014.
4 (quatro) videoaulas (média de 2h cada).
Investimento e matrícula
O investimento mensal, por dez meses, é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Sendo o valor total do curso R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais).
Os (as) interessados (as) devem enviar um e-mail para o professor Will Goya (willgoya@gmail.com) com seus dados pessoais.
Mais informações, diretamente pelo
telefone/whatsapp (62) 98211.2000
Fale conosco para esclarecer dúvidas, entender sobre o projeto ou sanar dúvidas sobre as inscrições.
A Filosofia Clínica é um eficiente e belíssimo método de terapia existencial. Um elaborado sistema de pensamento, fundamentado academicamente em mais de dois mil anos de tradição filosófica.
Saiba maisO(a) aprendiz interessado(a) em exercer profissionalmente a prática da Filosofia Clínica deve possuir ao menos uma graduação universitária e já ser um(a) “especialista em Filosofia Clínica”, devidamente filiado(a) à ANFIC.
Saiba maisEnvie seus dados que iremos retornar o contato a você!